Copa do Mundo
29/06/2010 - 13h41 | do UOL Copa do Mundo
Maurício Stycer
Em Pretória (África do Sul)
Numa partida de baixo nível técnico, a pior nesta fase do torneio, o Paraguai superou o Japão nos pênaltis, por 5 a 3, depois de 120 minutos sem conseguir fazer um gol sequer e, pela primeira vez, chega às quartas de final de uma Copa do Mundo.
Retranca de novo: O Japão veio armado num 4-5-1, com Honda isolado na frente, esperando marcar num contra-ataque ou num erro do Paraguai.
Só o ataque: Mais determinado, mas sem imaginação, o Paraguai contava com a inspiração de Barrios e Roque Santa Cruz.
Fogo amigo: As duas seleções tiveram choques entre seus próprios atletas, que paralisaram a partida por alguns minutos para eles serem atendidos.
Com a vitória paraguaia, pela primeira vez quatro seleções sul-americanas estão juntas entre as oito finalistas. O resultado estabelece ainda uma possibilidade inédita – a de que quatro seleções sul-americanas cheguem às semifinais.
Para que esta “Copa América” em solo sul-africano possa se realizar, é preciso que o Brasil vença a Holanda, o Uruguai supere Gana, a Argentina passe pela Alemanha e o Paraguai ganhe do vencedor da partida entre Espanha e Portugal.
Contra o Japão, que atuou, como sempre, fechadíssimo, num 4-5-1, o Paraguai até tentou tomar a iniciativa, mas mostrou pouca imaginação. Barrios e Roque Santa Cruz tiveram chances de marcar no primeiro tempo, mas esbarraram ou no goleiro Kawashima ou na falta de pontaria.
Em contra-ataques ou aproveitando erros dos paraguaios, os japoneses tiveram as suas chances também. De fora da área, Matsui acertou o travessão de Villar e Honda mandou uma bola perto do gol.
Um pouco mais audacioso, o Paraguai levou mais perigo no início do segundo tempo, mas Benitez desperdiçou dois bons contra-ataques, sendo substituído na sequência por Valdez. Tediosa a partir dos 20 minutos, a partida foi para a prorrogação – a segunda nesta Copa, depois de Gana e Estados Unidos.
A partida melhorou um pouco na fase complementar, menos pela qualidade das equipes e mais pelo cansaço e relaxamento. Na base do entusiasmo, o Paraguai chegou mais perto do gol, mais foi novamente ineficiente. Na segunda metade, o Japão teve duas chances de gol, mas não teve qualidade para marcar.
Na disputa dos pênaltis, as duas equipes mostraram bom aproveitamento, com exceção de Komano que chutou a bola no travessão. Melhor para o time guarani, que não errou nenhuma cobrança e selou a vaga.
Com a classificação histórica, o Paraguai confirma as boas expectativas que cercavam a seleção. Com ótima participação nas eliminatórias (ficou em terceiro lugar, atrás do Brasil e do Chile), este time é visto como o melhor que o país já enviou a um Mundial.
Menos ofensivo do que nas eliminatórias, a equipe dirigida pelo argentino Gerardo Martino adotou uma postura mais cautelosa na África do Sul e surpreendeu, terminando a fase classificatória em primeiro lugar no seu grupo, à frente de Eslováquia, Nova Zelândia e Itália.
Mais antigo estádio a receber uma partida de Copa do Mundo, o Loftus Versfeld não estava lotado. Com capacidade para 42.858 espectadores, exibia vários setores atrás dos gols vazios. Até o fim da partida, diferentemente do que ocorre sempre, não foi divulgado o público total presente. Na véspera, durante a partida entre Brasil e Chile, a Fifa anunciou nas placas ao redor do gramado do Ellis Park que havia ingressos disponíveis para o jogo desta terça-feira.
As vuvuzelas parecem se manifestar em proporção inversa à emoção da partida. No monótono primeiro tempo, elas não pararam de apitar um segundo. Um forte esquema de segurança marcou a partida, com a presença de polícia montada e dois helicópteros sobrevoando o estádio.
Mais animados que os paraguaios, os japoneses caíram no samba durante a partida com um naipe completo de percussão. O argentino Gerardo Martino, técnico do Paraguai, foi pego muitas vezes falando sozinho, e reclamou até de marcação de lateral do juiz belga Frank De Bleechere
1ºT - 20min - UUHH! Lucas Barrios, mesmo marcado, gira e consegue finalizar de bico, mas Kawashima faz boa defesa
1ºT - 21min - UUHH! Matsui bate de primeira de longe e a bola explode no travessão
1ºT - 28min - UUHH! Em cobrança de escanteio, a bola fica viva na área e sobra para Roque Santa Cruz, que finaliza à esquerda
2ºT - 14min - UUHH! Riveros se antecipa à zaga japonesa e cabeceia bem, mas goleiro Kawashima faz defesa
2ºT - 17min - UUH! Em cobrança de escanteio, Tanaka sobe mais que defesa paraguaia e cabeceia, a bola sai com perigo
1ºT Prorrogação - 5min - UUHH! Cardozo cruza, Lucas Barrios sobe sozinho, mas a cabeçada vai no meio do gol para a defesa do goleiro
Barrios
Foi o único que teve iniciativa e habilidade para partir para cima da zaga japonesa, com duas finalizações que deram trabalho ao goleiro. Honda
Segundo a votação popular da Fifa, ele foi o melhor. Questionável para quem errou tantos passes e teve 16 bolas perdidas no meio-campo.
Tanaka
Além de mostrar segurança na zaga com 20 desarmes, foi bem na distribuição de passes e criou oportunidades no ataque com bolas aéreas. Benitez
O camisa 10 fez seu primeiro jogo como titular no Paraguai, mas não fez diferença no ataque e foi substituído no segundo tempo.
Ficha da Partida
Paraguai
Técnico: Gerardo Martino
1. Villar
6. Bonet
14. Da Silva
21. Alcaraz
3. Morel Rodriguez
2º T - 30 ' 8. Edgar Barreto
2º T - 30 ' 20. Nestor Ortigoza
13. Vera
16. RiverosProrrogação 2º T - 12 '
2º T - 15 ' 18. Nelson Valdez
2º T - 15 ' 10. Edgar Benítez
Prorrogação 1º T - 4 ' 7. Oscar Cardozo
Prorrogação 1º T - 4 ' 9. Roque Santa Cruz
19. Lucas Barrios
Japão
Técnico: Takeshi Okada
21. Kawashima
3. Komano
22. Nakazawa
4. Tanaka
5. Yuto Nagatomo2º T - 26 '
2º T - 35 ' 14. Kengo Nakamura
2º T - 35 ' 2. Abe
2º T - 20 ' 9. Okazaki
2º T - 20 ' 8. Matsui2º T - 12 '
7. EndoProrrogação 2º T - 8 '
17. Hasebe
Prorrogação 2º T - 1 ' 11. Tamada
Prorrogação 2º T - 1 ' 16. Okubo
18. Honda2º T - 48 '
Oitavas de final
Data: 29/06/2010 - 11h00 Árbitro: Frank De Bleeckere (BEL)
Local: Loftus Versfeld Assistentes: Peter Hermans (BEL) e Walter Vromans (BEL)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Formulário de contato
MATÉRIA EM DESTAQUE
CONHECIDOS OS FINALISTAS DO CAMPEONATO DA VILA SARNEY/MARACANÃ.
Coritiba e Guará fazem neste (24) a final do Campeonato da Vila Sarney CORITIBA. Guará...
Postagens mais Visitadas nos últimos 30 dias
CASA SANTO ANTÔNIO - ZÉ GRANDÃO
Programação diaria da Rádio Web Espaço Mil FM
postagens mais vistas
-
Filhos da Vila e Os Petra hoje pelo Master do Santo Antônio OS PETRA FILHOS DA VILA PUBLICIDADE CAMPEONATO DO SANTO ANTÔNIO. D...
-
Coritiba e Guará fazem neste (24) a final do Campeonato da Vila Sarney CORITIBA. Guará...
-
Duelo de Gigantes Promete grande Emoção no Estádio da Vila Luizão com Decisão do Terceiro Lugar e a Grande Final da Copa Inverno Master 2024...
-
Portuguesa e Botafogo Decidem o Campeonato Principal da Cidade Operária no Estádio Roseana. BOTAFOGO DO ANIL portuguesa PUBLICIDA...
-
CENTRO COMUNITÁRIO DO BAIRRO SANTO ANTÔNIO CAMPEONATO DE FUTEBOL MASTER 2024 COORDENADOR: RONALDO DIRETOR DE ESPORTES: SANTANA. ESTÁDIO MORE...
-
BOTAFOGO E PORTUGUESA DECIDEM O TITULO DE CAMPEÃO DO CAMPEONAO PRINCIPAL DA CIDADE OPERÁRIA. BOTAFOGO PUBLICIDADE CAMPEONATO PRINCIPAL DA ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário