PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Vencedores de 5 categorias foram conhecidos na quinta-feira (16). Evento que abre o Campeonato Maranhense Oficial de Beach Tennis 2025 vai até domingo (19) e vale pontos para o ranking estadual.
Duna Open abre a temporada oficial do beach tennis no MA em 2025
(João Lucas/BasePro Comunicação)
PUBLICIDADE
Os primeiros campeões do Duna Open, torneio que corresponde à 1ª etapa do Campeonato Maranhense Oficial de Beach Tennis, já foram definidos na noite de quinta-feira (16). Na abertura da competição chancelada pela Federação de Beach Tennis do Maranhão (FBTM), entidade que representa oficialmente a modalidade no Estado, foram realizadas as disputas das categorias por idade: 30+, 40+ e 50+ Masculino, além do 30+ e 40+ Feminino. Os jogos ocorreram na Arena Premium, no Olho d’Água, em São Luís.
PUBLICIDADE
No torneio 30+ Masculino, o título do Duna Open ficou com a dupla Artur Lobão/Victor, que superou Levi Figueiredo/Paulo Cardoso na final. Já no 40+ Masculino, Antônio Albuquerque e Clodomir Neto venceram Edgar Filho e Patrick Araújo. Quem também comemorou na quinta-feira foram Jailson Santos e Jurandir Paixão, que levaram a melhor sobre Henrique Filho e Marcelo Moreira para garantir o título no 50+ Masculino.
PUBLICIDADE
As disputas das categorias femininas também agitaram o primeiro dia do Duna Open. Na decisão do 30+ Feminino, Alessandra Medeiros e Kayuri Costa derrotaram Fernanda Heluy e Tayara Carvalho por 6 a 1 para se tornarem campeãs da etapa. Enquanto isso, no 40+ Feminino, Fabiolla Correa e Ilana Simons venceram Milena Barros e Nathalia Maluf por 6 a 4.
PUBLICIDADE
Nesta edição, o Duna Open vai valer pontos para o ranking estadual da modalidade. A pontuação será utilizada pela FBTM para definir o Time Maranhão que irá representar o Estado no Campeonato Norte-Nordeste de Beach Tennis. Em 2025, o torneio será realizado no mês de maio na cidade de Recife (PE).
Duna Open abre a temporada oficial do beach tennis no MA em 2025
(João Lucas/BasePro Comunicação)
PUBLICIDADE
“Começamos o ano de 2025 com força total. Nesta primeira etapa tivemos 520 inscrições e 400 atletas. O Duna Open vai valer 200 importantes pontos no ranking estadual. A pontuação empolga os competidores que vão dar o máximo para conquistarem o título da primeira etapa”, afirmou Menezes Júnior, presidente da FBTM.
Programação
Ao todo, 400 atletas estão na disputa desta primeira competição oficial de 2025 do beach tennis no Maranhão. Os jogos tiveram início na quinta-feira (16) com os duelos das categorias por idade. Na sexta-feira (17), haverá os jogos das categorias mistas e, no sábado (18), será dia dos duelos das categorias de gênero. A programação oficial do Duna Open será encerrada somente no domingo (19). A partir das 8h, vão ocorrer as semifinais e finais das categorias de gênero (A, B, C e D).
Outras etapas
De acordo com calendário divulgado pela Federação de Beach Tennis do Maranhão (FBTM), além do Duna Open, serão promovidas pela entidade que representa oficialmente a modalidade no Estado, outras 7 etapas do Campeonato Maranhense Oficial de Beach Tennis. As cidades de São Luís, Imperatriz, Bacabal e Santo Amaro vão sediar torneios ao longo de 2025.
Outras informações sobre Campeonato Maranhense Oficial de Beach Tennis 2025 estão disponíveis no Instagram oficial da Federação de Beach Tennis do Maranhão (@maranhaobeachtennis).
RESULTADOS DO DUNA OPEN
Dupla Feminina 30+
Dupla Feminina 40+
Dupla Masculina 30+
Dupla Masculina 40+
Dupla Masculina 50+
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS
Sexta-feira (17.1) / Arena Premium Olho d’Água
A partir das 16h – Categorias mistas
Sábado (18.1) / Arena Premium Olho d’Água
A partir das 8h – Categorias de gênero
Domingo (19.1) / Arena Premium Olho d’Água
A partir das 8h – Semifinais e finais das categorias de gênero (A, B, C e D)
AP Assessoria de Imprensa
Aidê Rocha / (98) 99613-6521
Paulo de Tarso Jr. / (98) 98135-9201
Edital do certame descumpre Lei nº 9.696/98 ao não exigir registro profissional junto ao Conselho Regional de Educação Física do Maranhão a candidatos.
O Conselho Regional de Educação Física do Maranhão (CREF21/MA) ajuizou Ação Civil Pública (ACP) para que a justiça determine a retificação no edital do Concurso para Professores de São Luís, promovido pela Prefeitura de São Luís. O CREF21/MA constatou irregularidades quanto à exigência do registro profissional aos candidatos às vagas ao cargo de professor de Educação Física.
Lançado pela Prefeitura de São Luís em 26 de dezembro de 2024, o Edital nº 002/2024 do Concurso para Professores de São Luís, chegou a ser impugnado pelo CREF21/MA ainda no fim do ano passado por não cumprir a Lei nº 9.696/98, que obriga a exigência do registro junto ao CREF para o exercício profissional.
“No dia 30 de dezembro de 2024, entramos com um pedido administrativo de impugnação, mas a prefeitura negou o nosso pedido. Então o CREF21/MA precisou entrar com um processo, uma Ação Civil Pública, exigindo a obrigatoriedade do registro aos profissionais que irão realizar o concurso. Nosso único objetivo é fazer com que a lei seja cumprida. Essa Ação Civil Pública visa proteger a sociedade dos leigos e garantir o espaço de trabalho para os profissionais registrados e capacitados”, explicou Diogo Oliveira, diretor-executivo do CREF21/MA.
Vale destacar que os artigos 1º e 3º da Lei nº 9.696/98 obrigam o registro do profissional de Educação Física e descrevem atividades relacionadas ao trabalho de professor.
Edital retificado
Na última quarta-feira (15), a Prefeitura de Codó retificou o edital do Processo Seletivo Simplificado do Magistério Municipal após impugnação do CREF21/MA. Inicialmente, o seletivo não respeitava a lei de obrigatoriedade do registro no ato da inscrição do concurso.
“A retificação imediata realizada pela Prefeitura de Codó é fruto do trabalho constante do Conselho Regional de Educação Física do Maranhão. O CREF21/MA segue atento a todos os seletivos e concursos para que a lei seja cumprida e para proteção dos profissionais e da sociedade”, concluiu Diogo Oliveira.
Vale destacar que é obrigatório o registro e regularidade junto ao CREF para ministrar aulas de Educação Física no ensino infantil, fundamental, médio e superior. Quem não se registrar no CREF, além de ser exonerado de suas funções, responderá criminalmente por exercício ilegal da profissão e crime contra as relações de consumo (art. 7º, VII, da Lei nº 8137/90), cumulado com multa de 1 (uma) a 5 (cinco) anuidades do Sistema CONFEF/CREFs (Art. 5º-G. VI e Art. 5º-H. § 2º da Lei 9696/98). Independentemente da área em que o profissional de Educação Física atua, ele sempre está diretamente relacionado com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida da população.
AP Assessoria de Imprensa
Aidê Rocha / (98) 99613-6521
Paulo de Tarso Jr. / (98) 98135-9201.
publicidade
FUTEBOL AMADOR. PUBLICIDADE VILA MARANHÃO. Com a participação de 15 equipes divididos em duas chaves com 5 equipes cada, começa nes...