O Campeonato Estadual Sub-15 de Futsal, competição promovida pela Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma) poderia ter terminado neste domingo (15). O Elmo, campeão do primeiro turno, precisava de uma vitória simples sobre o Moto Club para conquistar o returno e, consequentemente, soltar o grito de campeão. Mas, em quadra, quem levou a melhor foi a garotada do Moto Club que ignorou o favoritismo dos rivais e arrancou uma virada espetacular faltando apenas dois segundos para o fim do jogo e conquistou o segundo turno: 3 a 2.
A decisão do segundo turno do Estadual Sub-15 teve um pouco de tudo. Após um primeiro período morno, os 15 minutos finais foram eletrizantes. Foram cinco gols, duas expulsões e emoção até o fim.
O Elmo chegou a abrir 2 a 1 no placar, mas não resistiu à pressão motense, que à base da superação, chegou ao resultado positivo. Com a vitória, o time rubro-negro ficou com o título do segundo turno e, agora, vai decidir título do Campeonato Estadual Sub-15 contra o Elmo.
“Tem que ser Moto para ser assim. O jogo é de detalhes, são duas equipes equilibradas, mas hoje prevaleceu o conjunto, a força do conjunto”, analisou Zé Carlos, técnico do Moto.
Para Leonardo Passinho, treinador do Elmo, a frieza foi determinante no resultado. “A gente pecou muito na definição das jogadas. Fomos melhores técnica e taticamente. No primeiro tempo, tivemos mais volume de jogo, mas o Moto teve frieza para definir o jogo na hora certa, a dois segundos do fim. Mérito para o Moto”, declarou.
O jogo decisivo entre Moto Club e Elmo que definirá o representante maranhense na Taça Brasil de Clubes do ano que vem será conhecido nesta terça-feira (17). A final do Estadual Sub-15 está marcada para as 19h, no Ginásio Guioberto Alves.
Outras informações sobre o futsal maranhense você confere no site oficial da Federação de Futsal do Maranhão. O endereço é owww.fefusma.com.br
Jogo morno
Elmo e Moto Club começaram a final do segundo turno apostando na marcação. Marcus Paulo, camisa 10 do Elmo, foi o primeiro a tentar algo diferente no jogo. Aos 2min, foi dele a primeira grande jogada da partida, mas o chute forte foi defendido pelo goleiro Lucas Brito.
Na sequência, o Elmo esboçou uma pressão. Anderson arriscou e mandou para fora. Em seguida, Luís faz boa jogada levantou a bola na cabeça de Anderson que cabeceou com estilo. O arqueiro motense voou para realizar uma linda defesa.
O Moto Club pouco criava e, quando levava perigo, era em chutes de longa distância. Na melhor jogada do time rubro-negro na etapa inicial, Luís Felipe obrigou o goleiro Thobias a fazer uma ótima defesa e mandar para escanteio. E o primeiro período ficou no 0 a 0.
Expulsões e virada no fim
Logo no primeiro minuto do segundo período um indicativo de que o jogo iria melhorar. Carlyson puxa contra-ataque para o Moto e para em Thobias, que defende com os pés. Na sequência, Carlyson reaparece no jogo, mas, desta vez, para ser expulso e deixar o time rubro-negro com um a menos aos 19min48.
Com a vantagem numérica, o Elmo começou a pressionar E a pressão deu resultado aos 21min01 quando Anderson recebeu excelente passe e tocou na saída do goleiro motense: 1 a 0.
Novamente com a equipe completa em quadra, o Moto Club chegou ao empate rapidamente. Aos 21min22, André arriscou de longe, Thobias espalmou, a bola bateu no travessão e voltou na cabeça de Lucas Gabriel, livre de marcação, igualar o placar: 1 a 1.
O gol animou o Moto, que começou a ser mais ofensivo. Mas, o contra-ataque do Elmo foi mortal. Felipe tabelou com Kaymarlison e acertou o ângulo: Elmo 2 a 1.
A partida seguia para o final e parecia que estava decidida. Mas, o chute de Paulo Roberto, que desviou na defesa do Elmo e enganou o goleiro Thobias, mostrou que o Moto Club seguia vivo na partida aos 28min18: 2 a 2.
Aos 28min28, Marcus Paulo recebeu o segundo cartão amarelo e deixou o Elmo com um jogador a menos. O Moto Club insistia nos chutes de longa distância e esbarrava em Thobias. Mas, faltando dois segundos para o fim (29min58), o Elmo estourou o limite de faltas. André foi para a cobrança do tiro livre e marcou o terceiro do time rubro-negro e deus números finais ao jogo: 3 a 2.
FICHA TÉCNICA:
MOTO: Luís, Kristian, Nalbert, Breno, Lucas Gabriel, Paulo Roberto, Thalyson, Talmir, Carlyson, Luís Felipe, André e Lucas Brito – Técnico: José Carlos Guedes.
ELMO: Anderson, Kaymarlison, Artur, João, Carlos, Felipe, Rômulo, Thobias, Marcus Paulo, Leandro, Mateus e Bruno – Técnico: Leonardo Passinho.
ÁRBITROS: Sebastião Santana de Oliveira e Florêncio Oliveira de Sousa
ANOTADOR/CRONOMETRISTA: Daulinda Serra Santos
FASE DE GRUPOS
Sábado (31/03)
Condesc 1 x 10 Afasca
Elmo 4 x 1 Santo Expedito
Upaon-Açu 2 x 4 Maranhão Atlético
Quarta-feira (04.04)
Moto Club 8 x 1 Condesc
Maranhão Atlético 4 x 2 Elmo
Santo Expedito 5 x 7 Upaon-Açu
Segunda-feira (09.04)
Upaon-Açu 1 x 8 Moto Club
Condesc 1 x 8 Maranhão Atlético
Elmo 8 x 3 Afasca
Quarta-feira (11.04)
Condesc 0 x 7 Santo Expedito
Upaon-Açu 1 x 5 Afasca
Elmo 2 x 2 Moto Club
SEMIFINAIS
Sexta-feira (13.04)
Elmo 2 x 1 Upaon-Açu (semifinal 1)
Moto Club 3 (3p) x (0p) 3 Maranhão Atlético (semifinal 2)
DECISÃO DO 2º TURNO
Domingo (15.04)
Elmo 2 x 3 Moto Club
FINAL DO ESTADUAL SUB-15
Terça-feira (17.04)
19h – Elmo x Moto Club