sábado, 19 de dezembro de 2020

Alunos de judô do projeto Fórum Jaracaty são graduados

 



















“Aqui não é só a medalha, mas é a formação de caráter”. A afirmação de dona Rosana Campelo, mãe do judoca José Manoel, de 15 anos, reflete com exatidão a importância do projeto social Fórum Jaracaty para a vida de mais de 250 crianças e adolescentes beneficiados por essa iniciativa, que conta com os patrocínios do governo do Estado e da Equatorial Energia, via Lei de Incentivo ao Esporte. Dentre as modalidades esportivas disponibilizadas pelo projeto há mais de uma década, está o judô, que tem revelado atletas de alto rendimento e verdadeiros cidadãos. E, como encerramento das atividades do ano de 2020, nesta sexta-feira (18), foi realizada a solenidade de troca de faixas dos judocas do Fórum Jaracaty. O secretário estadual de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, o executivo de Relacionamento da Equatorial Energia, Luiz Fernandes, e a analista de Responsabilidade Social da Equatorial Energia, Jeane Pires, prestigiaram o evento.

 

“Ao ver o meu filho graduado para a faixa roxa, percebo que está chegando a hora da colheita. Colhemos o que plantamos e, hoje, o sentimento é o de dever cumprido, principalmente quando se trata de mãe para filho, porque ele está evoluindo, se desenvolvendo. O Fórum Jaracaty se preocupa com formação de cidadãos, com a socialização. Aqui, todos são iguais. Aqui não é só a medalha, mas é a formação de caráter. Isso é importante e, com humildade, eles conseguem se desenvolver cada vez mais”, explicou dona Rosana.

 

A graduação representa a evolução de cada atleta na modalidade e, para quem os acompanha diariamente, é o resultado de que todo o esforço valeu à pena. “Tenho muito orgulho de cada um dos meus alunos. É algo muito sensível porque é um esforço seu sobre aquilo que você sabe para que possa fazer a diferença nas vidas de outras pessoas. O que resume toda essa história, essa luta, é a importância de você cuidar desses jovens, para que eles possam ter uma vida melhor”, afirmou o sensei Ítalo Nunes.

 

O Fórum Jaracaty tem se dedicado a transformar as vidas de crianças e jovens carentes que moram nos bairros do Jaracaty, Ilhinha e Liberdade, por meio de atividades esportivas e lúdicas. Atualmente, além do judô, o projeto disponibiliza aulas de tênis de mesa, de futsal, de informática, atividades na brinquedoteca e atendimentos de saúde para os alunos.

 

“Beneficiamos mais de 200 crianças e adolescentes com judô, tênis de mesa, brinquedoteca, informática e agora futsal. É muito gratificante ver que o nosso trabalho está dando resultados. Essa graduação do judô prova que os nossos meninos estão no caminho certo. Se a criança tiver muito talento, vai ser consequência ela se tornar um atleta. Mas aqui, queremos cultivar valores e formar, primeiramente, cidadãos. Por isso que o patrocínio da Equatorial Energia e do governo do Estado é muito importante porque, sem esse apoio, a gente não funciona”, disse Márcia Assunção, diretora do projeto, que lembrou, ainda, que os pais dos alunos também participam de cursos de culinária e de corte e costura, ofertados gratuitamente pelo Fórum Jaracaty.

 

Lei de Incentivo

 

A Lei de Incentivo ao Esporte tem uma importância significativa para o projeto do Fórum Jaracaty. Os patrocínios do governo do Estado e da Equatorial Energia são responsáveis em manter toda essa estrutura em pleno funcionamento. Em contrapartida, o retorno social da iniciativa é motivo de orgulho.

 

“Esse projeto tem uma grande abrangência social e atende a toda essa região do Jaracaty, Ilhinha e Liberdade. Essa é uma oportunidade para os jovens praticarem esporte e terem aula de informática, reforço escolar e atendimento de saúde. Isso mostra a importância do Fórum Jaracaty para a sociedade de São Luís. Aqui, gostaríamos de agradecer, mais uma vez, a parceria da Equatorial Energia que nos possibilita em manter esse lindo projeto”, afirmou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira.

 

Segundo Luiz Fernandes, executivo de Relacionamento da Equatorial Energia, a empresa continuará não medindo esforços para fazer com que o Fórum Jaracaty cresça cada vez mais. “É um imenso prazer participar de um projeto desse. O que a Equatorial Energia puder fazer para ajudar, nós vamos fazer. É importante que essas crianças e jovens não deixem de acreditar porque a luta deles começa bem antes de subir no tatame”, revelou.

 

Festival de Tênis de Mesa

 

Nesta sexta-feira (18), também foi realizada a primeira edição do Festival de Equipes de Tênis de Mesa do Jaracaty com a participação dos atletas dos Fórum Jaracaty e mesatenistas convidados. O torneio rendeu aos alunos certificados, que foram entregues pelo secretário estadual de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, e pelo executivo de Relacionamento da Equatorial Energia, Luiz Fernandes.

 

O projeto

 

O Fórum Jaracaty é um projeto que atua há quase 12 anos na promoção de um espaço democrático, com inclusão social dos moradores menos assistidos da comunidade do Jaracaty. A iniciativa é patrocinada pelo governo do Estado e pela Equatorial Energia, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Os alunos do projeto participam das atividades sempre no turno inverso da escola e são acompanhados, semestralmente, nas atividades e notas da escola. Paralelo às atividades, oferece capacitação para os pais dos alunos e comunidades entorno do projeto. 

 

As atividades ocorrem na sede do projeto localizado no bairro Jaracaty. No ano passado, essa sede foi completamente reformada e ampliada, oferecendo mais conforto e novas possibilidades para a comunidade atendida. Essa reforma foi feita pela Equatorial Energia, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e contemplou a construção de uma quadra poliesportiva, a troca de piso das áreas de judô e tênis de mesa, entre outras áreas.

NOS A COMPANHE NA NOSSA FOLHA DO AMADOR NA NOSSA PAGINA DO FACEBOOK O FUTEBOL AMADOR EM TODAS AS SUAS DIMENSÕES.

AS EMOÇÕES DO FUTEBOL AMADOR É AQUI.

 

Reportagem  : Assis Araujo

Whats App : 98.9.8228.0934
Se inscreva no nosso canal do youtube.
Baixe o Aplicativo da Radio Web Espaço Mil Fm no Play Store e ouça, e compartilhe.









 


 


 

 


 



 




Lei de Incentivo: Projeto social realiza torneio de futebol neste sábado em Bacabal

 




A manhã deste sábado (19) será diferente para a garotada da “Escolinha Gol de Placa”. E tudo porque neste dia haverá um torneio interno com a participação de todos os 60 meninos que integram a atual edição do projeto social, que é patrocinado pelo governo do Estado e pelo El Camiño Supermercados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. A competição deste fim de semana será realizada a partir das 8h, na Associação Atlética Boa Vida, em Bacabal.

 

A realização do torneio integra as ações desenvolvidas semanalmente pelo projeto da “Escolinha Gol de Placa”, que, desde 2018, tem transformado a vida de crianças carentes na cidade de Bacabal ao aliar a prática esportiva com aulas de reforço escolar. O principal objetivo da iniciativa é utilizar o esporte e a educação como ferramenta para formar bons cidadãos.

 

“Nosso projeto continua a todo vapor. Nos últimos meses, as crianças tiveram acompanhamento pedagógico e treinaram muito. Agora, chegou a hora delas mostrarem um pouco dos resultados dos treinos. O torneio interno da ‘Escolinha Gol de Placa’ servirá, ainda, como uma maneira de confraternizarmos com os alunos e com suas famílias, que abraçaram o ideal do projeto por acreditarem nos benefícios que seus filhos estão tendo”, afirmou o coordenador do projeto, Kléber Muniz.

 

Paralelamente às disputas no campo, a “Escolinha Gol de Placa” ainda irá promover um festival de conhecimento com os alunos do projeto. Nesta ação, são grandes as expectativas para o Torneio de Matemática.

 

“Nossos meninos estão ansiosos para que chegue logo o sábado. Além do campeonato, estamos preparando um Torneio de Matemática. Será uma atividade lúdica, onde vamos trabalhar com os conteúdos ministrados em nossas aulas. É dessa maneira que conseguimos unir esporte e educação de forma simples e motivar as crianças a buscar conhecimento”, explicou Laysa Karoline, pedagoga do projeto.

 

O projeto

 

Nesta edição, o projeto cresceu e atende 60 meninos com idade entre 8 e 12 anos. O funcionamento da “Escolinha Gol de Placa” é bem simples, mas bastante eficiente. Durante a semana, as crianças recebem acompanhamento pedagógico em sala de aula e, em seguida, participam dos treinos de futebol dentro de campo. Todas as atividades são ministradas por profissionais multidisciplinares e com experiência no ensino educacional e esportivo.

 

Assim como na edição anterior do projeto, todas as crianças beneficiadas pela “Escolinha Gol de Placa”, receberam um kit com todo o material esportivo necessário (uniforme, chuteiras, caneleiras e bolsas esportivas) para participar das aulas. Além disso, elas também receberam cadernos e garrafinhas de água individuais.

 

Outro ponto positivo é que, nos dias de treinos, cada aluno tem alimentação garantida pelo projeto, além de receber acompanhamento escolar e pedagógico. “Só temos a agradecer ao governo do Estado e ao El Camiño Supermercados por acreditarem em um projeto tão significativo para essas crianças e suas famílias, consequentemente”, concluiu Kléber Muniz.  

 

AP Assessoria de Imprensa

Aidê Rocha (98) 99613-6521

Paulo de Tarso Jr. (98) 98135-9201

NOS A COMPANHE NA NOSSA FOLHA DO AMADOR NA NOSSA PAGINA DO FACEBOOK O FUTEBOL AMADOR EM TODAS AS SUAS DIMENSÕES.

AS EMOÇÕES DO FUTEBOL AMADOR É AQUI.

 

Reportagem  : Assis Araujo

Whats App : 98.9.8228.0934
Se inscreva no nosso canal do youtube.
Baixe o Aplicativo da Radio Web Espaço Mil Fm no Play Store e ouça, e compartilhe.









 


 


 

 


 



 



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

MATÉRIA EM DESTAQUE

CONHECIDOS OS FINALISTAS DO CAMPEONATO DA VILA SARNEY/MARACANÃ.

Coritiba e Guará fazem neste (24) a final do Campeonato da Vila Sarney CORITIBA. Guará...

CASA SANTO ANTÔNIO - ZÉ GRANDÃO

CASA SANTO ANTÔNIO - ZÉ GRANDÃO
Tudo em Genêros Alimenticios

Programação diaria da Rádio Web Espaço Mil FM

CONTADOR

Flag Counter

postagens mais vistas

Visitantes